• Melhorar o aspecto de cicatrizes pré-existentes
  • Remoção de lesões da pele

Definição: Cirurgia para possível melhoria de cicatrizes pré-existentes e/ou remoção de lesões da pele.

Sobre as cicatrizes: toda cicatriz é resultado de um grande número de fatores como cor e tipo de pele, idade, relação e reação pessoal às rugas, às articulações e várias outras particularidades. Isso porque, cada local do corpo humano possui pele ou características diferentes, sendo portanto, inconclusivas quaisquer comparações entre cicatrizes em locais diferentes ou no mesmo local, mas em diferentes pessoas.

De um modo geral cicatrizes dentro de rugas ou paralelas a estas apresentaram melhores resultados estéticos, ainda que aparentes, do que cicatrizes transversais às rugas. Cicatrizes próximas às articulações ou em locais de pele espessa, como nas costas, terão resultados esteticamente desfavoráveis.

Orientação para o Procedimento:

Cirurgia/Anestesia/Tempo – Cirurgia realizada na clínica, normalmente sob anestesia local com possível necessidade sedação para promover um relaxamento e induzir o paciente ao sono, com tempo cirúrgico em torno de 1 a 2 horas.

Cicatrizes – No local das lesões. A qualidade da cicatriz depende da tendência individual, mas com possibilidade de fazer uma cicatriz mais larga devido a região. Elas passam por uma evolução lenta durante meses, e no início são mais vermelhas e endurecidas tornando-se mais claras com o tempo.

Resultados – Os resultados são de acordo com as possibilidades em cada pessoa, pois existem características individuais como o tipo de pele, quantidade de volume e flacidez, estrias, qualidade individual de cicatrização, que possibilitam resultados diferentes entre pacientes.

Problemas/Riscos – Os riscos cirúrgicos são mínimos, desde que a/o paciente esteja em bom estado de saúde. Na região operada podemos ter uma qualidade variável de cicatriz, que é um fator individual. O resultado final precisa ser bem orientado, pois esta é uma cirurgia que melhora a aparência.

Pós-Operatório:

Cicatriz – após a cirurgia, a cicatriz será um traço fino. Com o correr do tempo ficará mais elevada, dura, avermelhada, voltando, em tempo variável, a uma condição tão boa quanto sua pele permitir;

Fitas de Micropore – estarão protegendo as cicatrizes, sendo normal algum sangramento e a presença de coágulos sob elas. Não trocar as fitas na primeira semana. Mais tarde, serão depois trocadas por fitas de silicone ou de silicone gel, além de receberem massagem com creme específico à noite.

Dor – pouco intensa;

Edema (inchaço) – pode ocorrer na região operada, e também em volta dela;

Equimoses (manchas rochas) – são infrequentes, mas podem ocorrer até em locais pouco distantes da região operada, desaparecendo, em média, após 15 a 20 dias;

Repouso – não é necessário repouso adicional;

Andar – Livre, porém se a cirurgia for mais séria, limite-se a fazer caminhadas e subir escadas só o necessário;

Banho – Liberado no segundo dia após a cirurgia. Evite molhar as fitas de micropore; se necessário, secá-las com secador de cabelo em temperatura morna;

Ficar no domicílio – por 8 horas se foi usada apenas sedação para a cirurgia;

Retirada de pontos – geralmente não existem pontos externos. Quando estes forem empregados, serão retirados no 5º ou 6º dia, na face, e no 7º ou 8º dia, quando se localizarem nas outras áreas do corpo;

Trabalho – liberado após o segundo dia, se não afetar a área operada;

Sol – Exposição direta sobre a cicatriz, somente após 6 meses, usando filtro solar espesso ou, de preferência,cobrindo-a com fitas de micropore, por 6 meses;

Esportes – liberado após o 4º dia, se não afetarem a área operada.

Exame anatomopatológico – quando forem retiradas as lesões, você as receberá em embalagem especial, devendo levá-las, juntamente com a requisição, ao Laboratório de sua confiança, em até 24 horas. Conserve o frasco na geladeira (nunca no congelador ou no freezer);

Andar – livre, porém, se a cirurgia for nas pernas, limite ao máximo a movimentação destas e evite escadas;

Alta Completa – após 6 meses, você será submetido(a) a uma nova consulta, ocasião em que serão tiradas fotos pós-operatórias e feito o controle de qualidade dos resultados. Se houver possibilidade de alguma melhora adicional, com algum retoque, este lhe será sugerido, podendo ser realizado na época que lhe for mais oportuna.

Riscos – Nas revisões de cicatriz há o risco de permanência da cicatriz com características semelhantes ou até mais aparentes que a anterior, a qual motivou a cirurgia (cicatrizes alargadas, hipertróficas, queloidianas). Pode haver necessidade de nova cirurgia, injeções locais ou radioterapia para tratamento do quelóide.

O seu médico estará à sua disposição para explicar cada um desses riscos e o que poderá ser feito caso estes eventos infrequentes ocorram.

Animais – Caso você tenha animal de estimação em casa (cão ou gato), evite contato direto com eles nos primeiros 20 dias de pós-operatório e, em hipótese alguma, os deixe subir em seu leito. O contato com qualquer tipo de secreção (especialmente a saliva de cães e gatos) pode elevar o risco de contrair uma infecção com consequências potencialmente sérias. Importante ter em mente que o bom resultado final de sua cirurgia também depende de você.

Tratamentos Coadjuvantes: após a cirurgia, o acompanhamento mensal do seu caso indicará a necessidade ou não de tratamentos coadjuvantes com a finalidade de melhorar a cicatriz, tais como fita de silicone, injeções locais de corticóide, radioterapia, dentre outros.

Pré-Operatório:

• Realizar os exames solicitados.
  • Comunicar problemas como doenças, uso de drogas, medicamentos e alergias.
  • Parar de tomar remédios para emagrecer no mínimo 15 dias antes da cirurgia.
  • Não tomar medicação com ácido acetilsalicílico por 10 dias antes da cirurgia.
  • Se possível, parar de fumar 15 dias antes da cirurgia para reduzir os riscos que o fumo causa, como: morte da pele por diminuição da circulação (necrose), piora no tempo e qualidade das cicatrizes, aumento do risco cirúrgico geral.
  • Manter o uso de medicações para pressão e diabetes e levar à clínica no dia da cirurgia todos os remédios que toma diariamente.
  • Respeitar a orientação do jejum.
  • Não usar maquiagem, não pintar as unhas, não usar joias nem objetos de valor.
  • Comparecer à clínica no horário agendado ou comunicar com antecedência qualquer problema.
  • Venha à clínica com sapatos baixos, roupas leves e largas devido ao curativo.
  • Trazer consigo o Consentimento Informado de acordo com sua cirurgia preenchido e assinado.
  • Providenciar o pagamento como previamente combinado.

Qualquer dúvida a respeito da cirurgia, favor marcar nova avaliação.

O consentimento é um documento que precisa ser entregue preenchido no dia da cirurgia.

FAÇA O DOWNLOAD AQUI