• Inclusão de prótese sólida para aumento de queixo.
  • Correção do posicionamento do queixo

Definição:

Cirurgia realizada para aumentar o volume do queixo implantando uma prótese para melhorar a harmonia do rosto.

Orientação para o Procedimento:

Cirurgia/Anestesia/Tempo – A cirurgia é realizada na clínica, normalmente sob anestesia local com sedação para promover um relaxamento e induzir o paciente ao sono. O tempo cirúrgico é de aproximadamente 1 hora.

Cicatrizes – Apenas uma pequena cicatriz na parte interna da boca entre o lábio e a gengiva. A qualidade da cicatriz depende da tendência individual. Elas passam por uma evolução lenta durante meses e, no início, são mais vermelhas e endurecidas, tornando-se mais claras com o tempo.

Resultados – Os resultados são de acordo com as possibilidades cirúrgicas na própria paciente, pois existem características individuais, que proporcionam um resultado diferente para cada tipo de paciente e de acordo com o grau de posicionamento do queixo, visando melhorar a harmonia da face.

Problemas/Riscos – Os riscos cirúrgicos são mínimos desde que a/o paciente esteja em bom estado de saúde. Na região operada, podemos ter uma qualidade ruim de cicatriz, que é um fator individual. Sempre cuidar no início com a higiene da boca para prevenir uma rejeição da prótese de queixo.

Pós-Operatório:

Internamento – A/o paciente recebe alta no mesmo dia, após 4 a 6 horas de repouso depois do término da cirurgia.

Dor – A Mentoplastia provoca pouca dor. Em geral o médico receita o uso de analgésicos, como paracetamol e codeína para eliminá-la.

Curativos – Podem ser retirados após 1 dia.

Pontos – Normalmente não existem pontos a serem retirados.

Equimoses roxas – Normalmente não tem, mas caso aconteça desaparecem em torno de 15 dias. Edema (inchaço) – Será reabsorvido gradativamente nas primeiras semanas.

Alimentação – Normal.

Postura – Normal.

Atividade Física – Cuidados na primeira semana sem esforço excessivo.

Sol – Não expor-se ao sol nos primeiros 15 dias.

Pré-Operatório:

  • Realizar os exames solicitados.
  • Comunicar problemas como doenças, uso de drogas, medicamentos e alergias.
  • Parar de tomar remédios para emagrecer no mínimo 15 dias antes da cirurgia.
  • Não tomar medicação com ácido acetilsalicílico por 10 dias antes da cirurgia.
  • Se possível, parar de fumar 15 dias antes da cirurgia para reduzir os riscos que o fumo causa, como: morte da pele por diminuição da circulação (necrose), piora no tempo e qualidade das cicatrizes, aumento do risco cirúrgico geral.
  • Manter o uso de medicações para pressão e diabetes e levar à clínica no dia da cirurgia todos os remédios que toma diariamente.
  • Respeitar a orientação do jejum.
  • Não usar maquiagem, nem pintar as unhas, não usar joias e objetos de valor.
  • Comparecer à clínica no horário agendado ou comunicar com antecedência qualquer problema.
  • Ir à clínica com sapatos baixos, roupas leves e largas devido ao curativo.
  • Trazer consigo o Consentimento Informado preenchido e assinado.
  • Providenciar o pagamento como previamente combinado.

Qualquer dúvida a respeito da cirurgia, favor marcar nova avaliação.

Existe uma idade ideal para se operar o Queixo?

O que existe é a oportunidade certa, que é determinada pela presença do defeito a ser corrigido.

Quanto tempo dura a cirurgia?

Normalmente, em torno de 60 minutos. Dependendo do caso, existem detalhes que podem prolongar este tempo. Entretanto, o tempo de ato cirúrgico não deve ser confundido com o tempo de permanência do paciente no ambiente do Centro Cirúrgico da Clínica Bertoli, pois esta permanência envolve também o período de preparação anestésica e a recuperação pós-operatória em nossas suítes projetadas especialmente para o conforto e bem estar do paciente.

As cicatrizes são visíveis? Onde se localizam?

A cicatriz na Mentoplastia é interna, portanto, não são visíveis. Uma pequena cicatriz na parte interna da boca localizada entre o lábio e a gengiva

Qual o Tipo De Anestesia?

Pela extensão da cirurgia e boa qualidade dos anestésicos, a maioria dos casos é operada sob anestesia local com sedação prévia.

Há dor do pós-operatório?

Geralmente não. Mesmo que ocorra uma sensibilidade maior ou pequenos surtos de dor, estes poderão ser perfeitamente abolidos com o uso de analgésicos comuns. Ao ocorrer manifestação dolorosa evite a automedicação e entre em contato conosco. Estaremos à disposição para qualquer esclarecimento antes e após a cirurgia.

O Queixo fica muito inchado? Por quanto tempo?

O edema (inchaço) do queixo varia de paciente para paciente. Existem aqueles que já no 7º dia apresentam-se com um aspecto bastante natural. Outros atingirão este resultado após o 15º dia. Mesmo assim, os 3 primeiros dias do pós-operatório são aqueles que apresentam maior “inchaço” do queixo. O uso de compressas frias diminui a intensidade do edema. Somente após o 1º mês é que poderemos dizer que o edema residual é discreto.

Qual O Período De Internação?

De 4 a 8 horas.

O que são as “manchas roxas ou avermelhadas” observadas em certos casos?

Nada mais são do que a infiltração do sangue na pele subjacente. Ocorrem devido ao trauma cirúrgico. Isso, entretanto, não constitui qualquer problema futuro e não é considerado como complicação, mas uma intercorrência transitória e reversível.

Quando são retirados os pontos?

Normalmente não existem pontos a serem retirados. Mas caso se faça necessário, os pontos são removidos após, em média, 3 dias. É frequente nos primeiros dias haver edema, que desaparece depois por completo.

Como acontece a fase pós-operatória?

Este tipo de cirurgia passa por diversas fases evolutivas até que se consiga atingir o resultado esperado. Edemas (inchaço), “manchas” de infiltrado sanguíneo, hipersensibilidade na área ou insensibilidade, são comuns a todos os pacientes; evidentemente, alguns pacientes apresentarão estes fenômenos com menor intensidade que outros. Esperamos que você esteja neste grupo.

Se não estiver, não se preocupe: o seu organismo se encarregará de eliminar todos estes pequenos transtornos. É evidente que toda e qualquer preocupação de sua parte deverá ser comunicada à nossa equipe.

Quando Atingirei O Resultado Definitivo?

Após o 2o mês. Entretanto, logo após o 8º dia já teremos um resultado almejado, sendo que nas 2 ou 3 semanas subsequentes esse percentual tende a melhorar acentuadamente.

Afinal, O Resultado Compensa?

Evidentemente. A Mentoplastia proporciona grandes satisfações. Lembre-se do que lhe foi dito anteriormente: cada caso é analisado individualmente na primeira consulta, ocasião em que lhe são esclarecidos todos os detalhes aqui relatados, bem como aqueles que, por lapso, não tenham sido mencionados. Nós analisamos cada caso individualmente na consulta inicial. Através da cirurgia, alguns pacientes desejam ficar “mais bonitos (as)”. O objetivo fundamental da cirurgia é harmonizar o rosto.

O consentimento é um documento que precisa ser entregue preenchido no dia da cirurgia.

FAÇA O DOWNLOAD AQUI