• Amenizar rugas dinâmicas ou de expressão causadas pela ação muscular
  • Região frontal (testa), glabela (entre as sombrancelhas), periorbital (pés de galinha)
  • Hiperidrose (suor excessivo)

ORIENTAÇÕES PRÉ-APLICAÇÃO

Definição:

Aplicação de Toxina Botulínica para melhorar a aparência facial, prevenindo o franzimento da pele, dos “pés de galinha” e de outras linhas de expressão que sejam ocasionadas pela ação muscular e para redução do suor excessivo em algumas partes do corpo.

Modo de ação da Toxina Botulínica: A aplicação injetável da toxina botulínica enfraquece o músculo tratado, impedindo a sua contração e prevenindo o franzimento da pele, os “pés de galinha” e outras linhas de expressão que sejam ocasionadas pela ação muscular.

Orientação para o Procedimento:

Aplicação/Anestesia/Tempo – O Botox é aplicado por via injetável, utilizando-se uma agulha muito fina, que é introduzida diretamente no músculo a ser tratado. Não há necessidade de anestesia. O tempo do procedimento é em torno de 30 minutos.

Resultados – O resultado (enfraquecimento muscular) começa a ser observado entre 24 horas e 5 dias após a injeção. Em algumas regiões, o resultado só é visível após 20 dias. Em geral, os resultados são muito bons. Porém, depende da resposta orgânica de cada paciente.

Problemas/Riscos – Como em todo procedimento injetável, podem ser observadas equimoses no local, na punctura e/ou discretos edemas na região. Raramente, o músculo adjacente pode ficar enfraquecido (por uma, ou por várias semanas após a injeção).

Existe a possibilidade de ser necessária uma adequação de dose ou, mesmo, que o produto não venha a surtir o efeito desejado e isto poderá ocorrer quando o organismo já tiver produzido, anteriormente, anticorpos anti-toxina botulínica.  Não há como prever esse fator antes do procedimento. O (a) paciente deve estar ciente, antes de decidir pelo procedimento que não haverá devolução do pagamento efetuado pela aplicação do produto, mesmo que o resultado seja negativo.  Este resultado negativo não se deve à falha técnica, mas sim, a uma resistência individual orgânica do (a) paciente ao produto injetado.

Qualquer dúvida ou reação diversa, contate, imediatamente, seu médico.

Pós-Operatório:

Curativos – estarão protegendo as puncturas, sendo normal algum sangramento e a presença de coágulos sob elas. Manter os curativos, quando necessário por 5 dias.

Dor – Utiliza-se uma agulha muito fina, que é introduzida diretamente no músculo a ser tratado podendo-se utilizar anestésicos tópicos como pomadas e/ou cremes antes da aplicação.

Edema (inchaço) – pode ocorrer na região da aplicação, e também em volta dela;

Equimoses (manchas roxas ou vermelhidão) – são infrequentes, mas podem ocorrer nas puncturas, desaparecendo, em média, após 5 a 10 dias;

Repouso – Não deitar por sobre a área tratada por 12 horas.

Banho – Liberado no segundo dia após a cirurgia. Evite molhar as fitas de micropore; se necessário, secá-las com secador de cabelo em temperatura morna;

Ficar no domicílio – por 8 horas se foi usada apenas sedação para a cirurgia;

Sol – Evitar exposição direta. Usar filtro solar com alta proteção.

Riscos – Como em todo procedimento injetável, podem ser observadas equimoses no local, na punctura e/ou discretos edemas na região. Raramente, o músculo adjacente pode ficar enfraquecido (por uma, ou por várias semanas após a injeção).

Existe a possibilidade de ser necessária uma adequação de dose ou, mesmo, que o produto não venha a surtir o efeito desejado e isto poderá ocorrer quando o organismo já tiver produzido, anteriormente, anticorpos anti-toxina botulínica.  Não há como prever esse fator antes do procedimento. O (a) paciente deve estar ciente, antes de decidir pelo procedimento que não haverá devolução do pagamento efetuado pela aplicação do produto, mesmo que o resultado seja negativo.  Este resultado negativo não se deve à falha técnica, mas sim, a uma resistência individual orgânica do (a) paciente ao produto injetado.

O seu médico estará à sua disposição para explicar cada um desses riscos e o que poderá ser feito caso estes eventos ocorrerem.

Duração do efeito: Por se tratar de ação química, este tratamento não é definitivo, pois o produto perde o seu efeito após 4 a 6 meses, o que também varia de pessoa a pessoa.

Pré-Procedimento:

Realizar os exames solicitados.

Comunicar problemas como doenças, uso de drogas, medicamentos e alergias.

Comunicar fielmente ao seu médico, antes de você submeter-se ao procedimento sobre o uso de medicamentos com ácido acetilsalicílico; preenchimentos prévios; tratamentos para tromboses e varizes.

Não usar maquiagem.

Comparecer à clínica no horário agendado ou comunicar com antecedência qualquer problema.

Venha à clínica com sapatos baixos e com roupas leves.

Trazer consigo o Consentimento Informado de acordo com o seu procedimento preenchido e assinado.

Providenciar o pagamento como previamente combinado.

Cada pagamento contempla somente uma aplicação e uma eventual reaplicação, caso esta seja feita em tempo inferior a um mês.

 

Qualquer dúvida a respeito do procedimento, favor marcar nova avaliação.

Como é a anestesia?
Em geral se utiliza anestésicos tópicos como pomadas e/ou cremes ou anestesia local antes da aplicação.

Como é feito o procedimento?
O produto é aplicado diretamente no local desejado, após assepsia.

O Botox deixa cicatriz?
Não

Em quanto tempo atingirei o resultado? Ele é definitivo?
O resultado começa a ser observado entre 24 horas e 5 dias após a injeção. Em algumas regiões, o resultado só é visível após 20 dias. Em geral, os resultados são muito bons. Porém, depende da resposta orgânica de cada paciente. Por se tratar de ação química, este tratamento não é definitivo, pois o produto perde o seu efeito após 4 a 6 meses, o que também varia de pessoa a pessoa.

O pós-procedimento do Botox é muito doloroso?
Geralmente não, mas pode ocorrer algum desconforto.

Há perigo neste procedimento?
Raramente

Quanto tempo dura o procedimento?
Dependendo da extensão das áreas a serem tratadas, o tempo varia de 15 a 30 minutos, podendo ser ultrapassado em alguns casos.

Qual o período de internação?
Não há internação

São utilizados curativos?
Em alguns casos pode se fazer necessário.

Quando poderei tomar banho completo?
Geralmente no dia seguinte à aplicação.

O consentimento é um documento que precisa ser entregue preenchido no dia da cirurgia.

FAÇA O DOWNLOAD AQUI