• Correção do excesso de pele das pálpebras superiores (olhos caídos)
  • Correção da flacidez ou rugas das pálpebras inferiores
  • Remoção de bolsas gordurosas (olhos inchados)
  • Remoção de Xantelasmas.

Definição:

Cirurgia realizada na região palpebral, para corrigir o excesso de flacidez das pálpebras superiores e retirar as bolsas de gordura das pálpebras inferiores melhorando as rugas.

Orientação para o Procedimento:

Cirurgia/Anestesia/Tempo – Cirurgia realizada na clínica, normalmente sob anestesia local com sedação para promover um relaxamento e induzir o paciente ao sono, com tempo cirúrgico em torno de 2 horas.

Cicatrizes – Na linha da dobra da pálpebra superior, estendendo-se no caso de maior flacidez, e logo abaixo dos cílios, na pálpebra inferior. A qualidade da cicatriz depende da tendência individual. Elas passam por uma evolução lenta durante meses, e no início, são mais vermelhas e endurecidas, tornando-se mais claras com o tempo.

Resultados – Os resultados são de acordo com as possibilidades cirúrgicas no próprio paciente, pois existem características individuais, como o tipo de pele, quantidade de flacidez, qualidade individual de cicatrização e altura das sobrancelhas, que alteram os resultados.

Problemas/Riscos – Os riscos cirúrgicos são mínimos desde que a paciente esteja em bom estado de saúde.

Pós-Operatório:

Internamento – O paciente recebe alta no mesmo dia, após 4 a 6 horas de repouso depois do término da cirurgia.

Dor – As cirurgias de pálpebras normalmente não provocam dor. Em geral o médico receita o uso de analgésicos, como paracetamol e codeína para elimina-la. Pode ocorrer um desconforto na região dos olhos devido ao inchaço pós-operatório.

Curativos – Não é necessário usar curativos nem tampar os olhos.

Pontos – Retirados 3 dias após a cirurgia.

Equimoses roxas – Desaparecem em torno de 10 a 15 dias.

Edema (inchaço) – Será reabsorvido gradativamente nas primeiras semanas.

Alimentação – Normal.

Postura – Normal.

Atividade Física – Liberado após 10 dias apenas com cuidado para esportes de contato.

Maquiagem, cremes – Após 7 dias a cliente pode maquiar-se e passar cremes com cuidado.

Sol – Não expor-se no 1o mês.

Pré-Operatório:
• Realizar os exames solicitados.
• Comunicar problemas como doenças, uso de drogas, medicamentos e alergias.
• Parar de tomar remédios para emagrecer no mínimo 15 dias antes da cirurgia.
• Não tomar medicação com ácido acetilsalicílico por 10 dias antes da cirurgia.
• Manter o uso de medicações para pressão e diabetes e levar à clínica no dia da cirurgia todos os remédios que toma diariamente.
• Respeitar a orientação do jejum.
• Não usar maquiagem, nem pintar as unhas, não usar joias e objetos de valor.
•Comparecer à clínica no horário agendado ou comunicar com antecedência qualquer problema.
• Ir à clínica com sapatos baixos, roupas leves e largas devido ao curativo.
•Trazer consigo o Consentimento Informado preenchido e assinado.
• Providenciar o pagamento como previamente combinado.

Qualquer dúvida a respeito da cirurgia, favor marcar nova avaliação.

Como é feita a cirurgia?

A área de pele excedente é marcada a caneta. Após infiltração de anestésico local, é feita uma incisão sob a pálpebra inferior, evitando-se a cicatriz e alteração das fendas palpebrais, e as bolsas de gordura removidas. A incisão da pálpebra superior fica bem posicionada no sulco palpebral, também escondida e inaparente.

Existe uma idade ideal para se operar as pálpebras?

O que existe é a oportunidade certa, que é determinada pela presença do defeito a ser corrigido.

Quanto tempo dura a cirurgia?

Normalmente, em torno de 90 minutos. Dependendo do caso, existem detalhes que podem prolongar este tempo. Entretanto, o tempo de ato cirúrgico não deve ser confundido com o tempo de permanência do paciente no ambiente do Centro Cirúrgico da Clínica Bertoli, pois esta permanência envolve também o período de preparação anestésica e a recuperação pós-operatória em nossas suítes projetadas especialmente para o conforto e bem estar do paciente.

As cicatrizes são visíveis? Onde se localizam?

Sendo a pele das pálpebras de espessura muito fina, as cicatrizes tendem a ficar disfarçadas nos sulcos da pele. Para tanto, deve ser aguardado o período de maturação da cicatriz (3 meses). Pela sua localização, são passíveis de serem disfarçadas com uma maquiagem leve, desde os primeiros dias.

Qual o tipo de anestesia?

Pela extensão da cirurgia e boa qualidade dos anestésicos, a maioria dos casos é operada sob anestesia local com sedação prévia.

Há dor do pós-operatório?

Geralmente não. Mesmo que ocorra uma sensibilidade maior ou pequenos surtos de dor, estes poderão ser perfeitamente abolidos com o uso de analgésicos comuns. Ao ocorrer manifestação dolorosa evite a automedicação e entre em contato conosco. Estaremos à disposição para qualquer esclarecimento antes e após a cirurgia.

Os olhos ficam muito inchados? Por quanto tempo?

O edema (inchaço) dos olhos varia de paciente para paciente. Existem aqueles que já no 7o dia apresentam- se com um aspecto bastante natural. Outros atingirão este resultado após o 15o dia. Mesmo assim, os 3 primeiros dias do pós-operatório são aqueles que apresentam maior “inchaço” das pálpebras. O uso de óculos escuros poderá ser útil nesta fase, assim como a utilização de compressas frias diminui a intensidade do edema. Somente após o 2o mês é que poderemos dizer que o edema residual é discreto.

Qual o período de internação?

De 6 a 10 horas.

O que são as “manchas roxas ou avermelhadas” observadas em certos casos?

Nada mais são do que a infiltração do sangue na pele subjacente, e mesmo na conjuntiva ocular. Ocorrem devido ao trauma cirúrgico. Isto, entretanto, não constitui qualquer problema futuro e não é considerado como complicação, mas uma intercorrência transitória e reversível.

Os olhos ficam ocluídos no pós-operatório?

Não obrigatoriamente. É recomendado a colocação de compressas frias por alguns minutos, várias vezes ao dia, ato este controlado pelo próprio paciente, como profilaxia do edema acentuado.

Quando são retirados os pontos?

Os pontos são removidos após, em média, 3 dias. É frequente nos primeiros dias haver edema, que desaparece depois por completo.

Quando atingirei o resultado definitivo?

Após o 2o mês. Entretanto, logo após o 8o dia já teremos um resultado almejado, sendo que nas 2 ou 3 semanas subsequentes esse percentual tende a melhorar acentuadamente.

Afinal, o resultado compensa?

É importante levar em consideração o fato de que a cirurgia das pálpebras não proporciona rejuvenescimento geral à face, quando executada isoladamente. Muitas pacientes esperam este resultado (rejuvenescimento) apenas com a blefaroplastia. Esta cirurgia apenas melhorará o território prejudicado pelos defeitos estéticos aí pré-existentes. O rejuvenescimento da face requer outras condutas associadas à blefaroplastia.

O consentimento é um documento que precisa ser entregue preenchido no dia da cirurgia.

FAÇA O DOWNLOAD AQUI